O dragão japonês (Ryu) é uma besta mitológica semelhante aos dragões chineses e coreanos. Ao contrário do que acontece no Ocidente, no oriente os dragões são considerados criaturas benignas e estão associados a poder, sabedoria, força e proteção.

Seu corpo é formado a partir de  partes de diversos animais, tendo a cabeça de crocodilo, corpo de serpente, escamas e patas de lagartos e 3 garras de águias, diferentes do coreano e chinês que podem ser representados com 4 e 5 garras, respectivamente.

img_9121
Escultura dragão japonês

As lendas e histórias foram trazidas da China (onde por muito tempo sua representação era destinada exclusivamente ao imperador) adaptadas pelo povo japonês e difundidas ao longo dos anos, na maioria dos casos as lendas se referem a dragões que podem controlar as águas e as chuvas. Por habitarem rios e mares, acredita-se que maremotos e terremotos podem ser originados devido a movimentação desses grandes seres.

Os desenhos e ilustrações de dragões foram criadas muito tempo depois das histórias em si, e é comum ver dragões segurando uma esfera, que representa uma espécie de energia e está associada à criação, onde apenas os bons conseguem absorver e aproveitá-la.

img_9334-2
Ilustração feita por Toshio Shimada

Devido a toda sua história e importante significado na mitologia asiática o dragão é um dos desenhos mais pedidos e sempre resulta em tatuagens incríveis como esta feita em um de nossos clientes.

dragao-shimada
Tatuagem por Toshio Shimada

 

Texto por Rafael Lucente

Deixe uma resposta