Daimoku (題目) é como é chamado  o Nam-Myoho-Renge-Kyo (南無妙法蓮華経) , um dos mantras mais utilizados e conhecidos do budismo de Nitiren, um monge japonês que viveu no século XIII. Suas palavras  derivam do texto Mahayana, denominado Sutra da Flor de Lótus e representa  o caminho para a iluminação.

nammyohorengekyo
Mantra Daimoku

Diferente de outros tipos de mantra, o Daimoku foi destinado a todas as formas de vida, sendo assim, não apresenta nenhuma restrição ou pré requisito, fato que ajudou a popularizá-lo ao redor do mundo.

nitiren-toshio-shimada
Representação de Nitiren Daishonin

Como a palavra Daimoku significa o título do Sutra de Lótus, pelo que Nitiren passou a humanidade, recitar o Daimoku seria equivalente a recitar todos os seus 28 capítulos. Já separadamente, cada palavra do mantra tem seu significado específico:

Nam (南無) : seria “devotar a vida”

Myo (妙): está relacionado a “místico”, no sentido do que o homem ainda não compreende.

Ho (法): significa lei, também relacionado com lei da natureza.

De certa maneira MyoHo seria um conceito de lei mística, uma parte essencial que rege todos os fenômenos naturais.

Rengue (蓮華): flor de lótus, símbolo muito importante dentro do budismo, pois simboliza a causa e efeito, na qual passado, presente e futuro estão diretamente relacionados.

Kyo (経): significa Sutra, que é o ensinamento eterno de Buda, transcendendo até mesmo o clclo da vida.

daimoku-kanjis-toshio-shimada
Daimoku Kanjis

No contexto geral, o mantra despertaria o conceito de Buda em quem o recitasse, e estaria atrelado aos outros pilares da fé: transmitir os ensinamentos  (Shakubuku) e buscar a paz mundial (kosen-rufu).

Por ser um dos mantras mais poderosos, o Daimoku se difundiu no mundo da tatuagem, pois funcionaria como uma proteção marcada na pele. É muito comum que as pessoas associem tatuagens com Kanjis (caracteres da escrita chinesa/japonesa) com nomes próprios, porém na maioria das tatuagens asiáticas, esses kanjis representam uma parte ou até mesmo um mantra inteiro.

Texto por Rafael Lucente.

Deixe uma resposta